sábado, 16 de outubro de 2010

A Origem-Parte III:Os reis do oceano




O oceano é o lugar no mundo que talvez abrigue as criaturas mais temidas e misteriosas da fase da Terra.Há uma grande variedade de animais,tanto presas como predadores.È lá que encontramos o maior predador do mundo,temido pela maioria das pessoas.Essa é a rainha do mar,a que manda em tudo,que não possui inimigos:a baleia orca.Esta surgiu de golfinhos maiores pré-históricos,ou talvez de mesmo as orcas de um passado bem distante.Isso explica porque golfinhos e orcas têm tanto em comum.Suas barbatanas lateirais são praticamente as mesmas.
È quase impossível saber de onde grandes criaturas como as orcas surgiram,mas provavelmente existiram orcas pré-histórias,pelo menos 10 vezes menor do que elas.Já do tubarão branco,outro temido predador aquatico,é possivel ter uma idéia de que animal antigo ele se originou.O maior tubarão que o mundo já teve viveu há bilhões de anos atras,sendo depois,extinto:o grande Megalodon.Esse era um tubarão branco gigante,com mais ou menos 20 vezes o seu tamnho hoje.Já temos certeza que foi do Megalodon que o Tubarão Branco surgiu.
Os golfinhos podem ter muitos mistérios a serem explorados,quase sempre nunca conseguindo chegar a origem do simpatico animal.Golfinhos,orcas e tubarões são próximos,porque possuem barbatanas tanto do lado(peitorais)quando em cima da cabeça,o famoso sinal de que "estamos chegando",usado por tubarões e orcas para mostrar sua vinda.Mas mesmo assim,orcas não são da família dos tubarões e sim dos golfinhos,chegando ser uma prima perto,contudo,é a maior inimiga dos golfinhos,a unica em que eles não conseguem lutar.Outra coisa que orcas e golfinhos têm em comum,é que ambos os dois são animais que vivem em grupos de até 1000 animais,diferentemente do tubarão.
Golfinhos e orcas são grandes predadores,obviamente,a orca sendo temida por todos os animais que habitam o oceano,principalmente,uma de suas presas mais fáceis,baleias de até 3 vezes o seu tamanho.

sábado, 2 de outubro de 2010

A Origem-Parte II:Os felinos gigantes





Muitos deles são um enigma.Quer dizer,ninguém sabe ao certo de onde estes surgiram.Foi no final da evolução,muito depois do surgimento dos primatas.Foi quando novas e terriveis criaturas surgiram.Os grandes felinos:predadores selvagens.
Os felinos de hoje surgiram provavelmente de grandes felinos do passado,como leões africanos ou tigres-dentre-de-sabre.São os carnivoros,os devoradores de carne,os que comem outros animais.Cada um com sua caracteristica própria.
Mesmo após ter passado séculos,ou talvez milênios,alguns felinos ainda mantêm sua pelagem dos seus ancestrais.Observe um filhote de leão,mesmo não possuindo manchas,os filhotes da espécie possuem marcas de seus ancestrais.
Alguns dos grandes felinos,são bem discretos,como o leopardo das neves.Já outros são impossiveis não aparecer,como o guepardo(ou chita).Já outros são misteriosos como o leopardo negro,ou a onça pintada.
São inúmeras espécies de felinos,cada uma com seu devido habitat natural.Os leopardos negros e onças pintadas vivem em florestas tropicais,são considerados os reis da floresta,assim como o tigre de bengala.Já na savana,quem reina é o guepardo,o animal mais rapido do mundo,por isso é sem dúvida o rei da savana.È temido pelos herbivoros,principalmente por sua velocidade e inteligencia.Na verdade chega a ser mais temido do que os leões.
Mas o mais temido por todos não é o leão,ao contrario do que a maioria das pessoas acreditam.È o enorme tigre siberiano,muito diferente do seu primo menor,o tigre de bengala.È muito mais pesado,mais agressivo e mais poderoso.
Há muito ainda há ser descoberto dos felinos gigantes,por isso cada dia mais os biologos estudam eles com mais calma.