domingo, 4 de abril de 2010

Projeto Ambientar-se


O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:

A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;

As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;

É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.


Mais informações no site:www.apromac.org.br/ea500.htm

4 comentários:

  1. Lindo a postagem.Acho bem caprichado.Parabens a quem criou esse blog.Tem muitas informações lindas,inclusive essa.Muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal.Eu adorei essa matéria.Divina!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal.È assim mesmo,temos de ser uma população ambiental linda assim!

    ResponderExcluir
  4. Muito linda essa postagem,mas esse blog inteiro esta lindo.Parabens.

    ResponderExcluir